COMO FICA MINHA APOSENTADORIA MORANDO NA ESPANHA ?



Se você optou por viver na Espanha, saiba que é um dos países mais bem cotados para se viver! Podemos destacar como pontos fortes a gastronomia local, a segurança, a saúde pública e, principalmente, a qualidade de vida. Mas, igualmente, é importante que analisar e estar consciente sobre o sistema previdenciário. Afinal, esse ponto é de extrema importância em uma mudança de país, principalmente quando se almeja – e todos devem almejar – estabilidade financeira.


Posso solicitar a aposentadoria usando o tempo trabalhado Brasil e na Espanha?


Cada país tem suas próprias regras previdenciárias e trata de maneira distinta os não nacionais que nele residem. Tratando especificamente da situação Brasil e Espanha, há que ressaltar que eles possuem, entre si, um Acordo Internacional Multilateral Previdenciário, o que permite dizer que o brasileiro ou espanhol que trabalhou e/ou contribuiu para estes países, está acolhido no momento em que for solicitar a sua aposentadoria, ou a famosa jubilación española.

É possível verificar na página web do INSS do Brasil (https://www.inss.gov.br/orientacoes/assuntos-internacionais/acordos-internacionais/) o Acordo Internacional e seus anexos da Espanha, e até mesmo de outros países. Por meio desse documento se pode acessar todas as regras deste convênio sobre Seguro Social.

Há que se ter em mente, contudo, que são regras bastante complexas, que envolvem cálculos, índices e situações bastante específicas. Dessa forma, se o seu objetivo é ter uma aposentadoria financeiramente rentável e tranquila, computando os anos trabalhados no Brasil e também na Espanha, o melhor caminho é realizar um Planejamento Previdenciário Internacional, que é um estudo pormenorizado do histórico de trabalho percorrido e a percorrer, possibilitando uma projeção clara e objetiva da aposentadoria de acordo com as regras previdenciárias do Brasil e da Espanha.

O Convenio Brasil y España para la Seguridad Social pode ser muito benéfico se aproveitado em seu máximo, de forma a garantir uma aposentadoria ou pensión mais vantajosa, seja ela disfrutada na Espanha ou no Brasil.

Como posso saber quanto vou a cobrar de aposentadoria ?


España Más, por meio de sua colaboradora Gercy Marins, que é advogada especializada em Direito Previdenciário no Brasil e na Espanha, com quase 10 anos de experiência, possui todo conhecimento necessário para realizar esse planejamento e simulações necessárias para garantir o máximo de aproveitamento de seus anos de trabalho em favor de uma aposentadoria mais vantajosa.


#aposentadoria #conveniobrasilespanha #morarnaespanha #vivirenespaña #jubilación #aposentadorianaespanha

34 vistas

© Marcelo Buratto Consultor para España Más. Creado con Wix.com